O ciclista francês Dorian Godon (Decathlon AG2R La Mondiale) subiu hoje à liderança da Volta à Romandia, ao vencer a primeira etapa, entre Château d’Oex e Friburgo, na Suíça.

No final dos 165,7 quilómetros da tirada, que tinha seis contagens de montanha (cinco de terceira categoria e uma de segunda), Godon impôs-se em 03:49.58 horas, com o mesmo tempo do italiano Andrea Vendrame, seu companheiro de equipa, e do belga Gianni Vermeersch (Alpecin-Deceuninck), segundo e terceiro, respetivamente.

Depois de ter sido quarto classificado no prólogo da véspera, Godon aproveitou as bonificações para subir à liderança da corrida do WorldTour, com seis segundos de avanço sobre Vermeersch e nove sobre o francês Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step).

Depois de ter ajudado a anular a fuga do dia, o português Nelson Oliveira (Movistar) ainda conseguiu chegar ao final integrado no pelotão, com o mesmo tempo do vencedor, subindo ao 37.º posto, a 16 segundos da liderança.

Ivo Oliveira (UAE Emirates), que tinha sido quinto no prólogo, terminou a etapa na 91.ª posição, a 1.43 do vencedor, e caiu para a mesma posição na geral, a 1.53 de Godon.

Na quinta-feira, os ciclistas vão enfrentar a primeira chegada em alto, após uma ligação de 171 quilómetros entre Friburgo e Salvan-Les Marécottes, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de segunda categoria.