Sérgio Conceição irá permanecer no banco do FC Porto para a próxima época, caso Pinto da Costa ganhe as eleições. O atual presidente dos azuis e brancos e candidato da lista A, garantiu na terça-feira ter chegado a um acordo com o atual técnico dos dragões.

"O Sérgio Conceição vai continuar comigo, ponto. Se tenho essa garantia? Claro, senão não dizia nem podia estar a dizer isso. Se eu vencer as eleições, o Sérgio Conceição vai continuar. O Pepe, que é um jogador de grande utilidade, tem contrato assinado comigo para mais um ano, mas pediu-me para metê-lo na Liga só depois das eleições", garantiu Pinto da Costa, recandidato a um 16.º mandato seguido, durante a celebração dos 25 anos da Casa do FC Porto de Espinho.

No entanto, nada garante a permanência do treinador, se Pinto da Costa perder as eleições. A imprensa portuguesa escreve que, caso André Villas-Boas ou para Nuno Lobo ganhe as eleições, o acordo pode ser rescindido sem qualquer custos para as partes. Diz o jornal 'ABola' que esta cláusula no contrato foi exigida por Sérgio Conceição para não colocar entraves ao trabalho de uma possível nova direção na SAD portista.

Sérgio Conceição tem estado afastado das eleições mas desde a primeira hora expressou a sua preferência, ao marcar presença no ato de lançamento da candidatura de Pinto da Costa.

Recordista de jogos, vitórias e conquistas no comando do FC Porto, que já orienta desde 2017/18, o treinador, de 49 anos, sagrou-se campeão nacional em 2017/18, 2019/20 e 2021/22 e renovou pela última vez há três anos, estando ligado aos ‘dragões’ até junho.

Sérgio Conceição tinha sido contratado por Pinto da Costa para suceder a Nuno Espírito Santo no verão de 2017, regressou ao clube no qual terminou o seu percurso formativo e arrebatou cinco troféus em duas passagens pelo conjunto principal (1996-1998 e 2004).

Pinto da Costa revelou as eventuais continuidades de Sérgio Conceição e Pepe poucas horas depois de o FC Porto ter oficializado a ativação da cláusula de compra do extremo Francisco Conceição, filho do treinador ‘azul e branco’, junto dos neerlandeses do Ajax.

As eleições dos órgãos sociais do FC Porto para o quadriénio 2024-2028 são disputadas por três candidaturas, lideradas por Pinto da Costa (lista A), André Villas-Boas (B), antigo treinador da equipa de futebol, e Nuno Lobo (C), empresário e professor, incluindo ainda uma lista independente ao Conselho Superior comandada por Miguel Brás da Cunha (D).

O ato eleitoral decorrerá no sábado, entre as 09:00 e as 20:00, no Estádio do Dragão, no Porto, numa altura em que Pinto da Costa está a cumprir o 15.º mandato seguido, desde 1982, e detém o estatuto de dirigente com mais títulos e longevidade do futebol mundial.