Nuno Lobo surge nestas eleições como um 'outsider', devido ao peso mediático dos seus concorrentes, mas não é novo nestas andanças. O candidato à presidência do FC Porto já se apresentou a eleições em 2020, tendo ficado em terceiro lugar, com 4,90% de votos.

O líder da lista C corre por fora, mas depois da aprendizagem do último período eleitoral está mais pronto para se assumir como uma verdadeira alternativa e pretende transformar o clube, apostando, essencialmente, em três vetores principais (desportivo, económico, social e territorial), que depois se dividem em vários sub-vetores.

1-Vetor desportivo (Apostar em mais desportos. Criar condições extraordinárias, para jogadores extraordinários, ganharem troféus extraordinários)

Neste tópico, Nuno Lobo elenca várias medidas, sendo que a base do programa transita de 2020, adaptada às necessidades atuais que foram surgindo.

Uma das mais importantes medidas, no ponto de vista do candidato, é a criação de uma Academia de raiz, que seria também complementada ao nível das infraestruturas por um Centro de Otimização Desportiva para Estágio, que incluiria um hotel e um Complexo Desportivo com várias componentes (Hidroterapia, ginásios, campos de futebol comunicantes com as equipas jovens, estúdios de TV, salas para conferência de imprensa, áreas de lazer e refeições, centro de reabilitação desportiva e piscina (sauna, crio-sauna, jacuzzi, etc).

Para o candidato, esta medida surge com "20 anos de atraso" e há urgência na sua criação para competir com os rivais de Lisboa. "Quando falo em academia, queremos uma academia porque queremos todos os níveis de formação num só espaço. Não é Olival, Dragão, Pedroso. Tem de haver simbiose entre equipas. O nosso modelo de academia não é um Centro de Alto Rendimento, que já foi uma promessa antiga de Pinto da Costa. "Habituei-me sempre à ideia de construção de academia, em que mesmo nos dias que correm, estamos 20 anos atrasados em relação aos rivais de Lisboa".

Além disto,  Nuno Lobo considera imprescindível a aposta na formação. Para esse efeito, escalou as seguintes formas de elevar o nível nas camadas jovens do emblema azul e branco:

  • Protocolos com os clubes nacionais e internacionais para captação de jovens talentos;
  • A Formação será a aposta fundamental da política desportiva do Clube;
  • Scouting – integração de ex-atletas, parcerias com escolas do Porto ligadas ao futebol e reforçar o quadro técnico do Dragon Force;
  • Analise SWOT do Gabinete Scouting com regularidade;
  • Implementação de um modelo de prospeção nacional e internacional do Gabinete de Scouting em áreas geográficas distintas;
  • Criação de uma bolsa de empresários da formação, de acordo com a regulamentação vigente.
  • Protocolo de Formação entre os maiores clubes europeus – parcerias variadas entre clubes;
  • Aposta na equipa B, mantendo os objetivos, numa lógica de formação do atleta, do homem e de jovens talentos, como última etapa do processo de formação para aceder à equipa principal;
  • Analisar a possibilidade da existência de clubes satélites em escalões inferiores e/ou analise extensiva, a outras Ligas.

Também o departamento médico será alvo de renovação, uma vez que Nuno Lobo tem uma estratégia definida para revitalizar este setor, de modo a prevenir lesões e a garantir melhores tempo de recuperação para os atletas lesionados.

  • Manutenção do Departamento Médico - definido pela Administração:
  • Acordo com clínica de Medicina Tradicional Chinesa para recuperação de
    atletas;
  • Acordo para apoio aos funcionários do FC Porto na área da Clínica Geral
    e Análises;
  • Dotar o departamento médico da valência: monitorização do treino;
  • Procura de alternativas médicas à recuperação dos atletas.

A criação de novas equipas também é uma das bandeiras de Nuno Lobo, que aposta em três pilares: uma equipa feminina, uma de futsal e uma de Glórias, onde estariam inseridos alguns dos jogadores mais icónicos nos últimos anos. Além disso seria também importante continuar a crescer nas modalidades já existentes, através de mais investimento.

Se nas primeiras duas é clara a intenção de acompanhar os novos tempos e a crescente importância que futebol feminino e futsal têm vindo a conquistar no panorama desportivo, no caso das Glórias já há mesmo uma série de iniciativas para dar o devido reconhecimento e para proporcionar aos adeptos experiências inesquecíveis.

  • Abertura de espaço físico (sede);
  • Incentivo à realização de mais jogos;
  • Promoção junto das Filiais, Núcleos, Casas, Delegações;
  • Contactos sociais;
  • Criação de uma Liga Ibérica.

Além de situações ligadas diretamente ao clube, Lobo sugeriu ainda propostas de valor acrescentado ao futebol: A mais importante está relacionada com a arbitragem, uma vez que defende a profissionalização dos árbitros de modo a garantir uma "arbitragem livre, independente, isenta, imparcial e estruturada num organismo autónomo à margem de quaisquer influências", completamente autónomo da FPF.

2-Vetor Social/Marketing

Umas das críticas consistentemente feitas à atual Direção é a falta de inovação para proporcionar ao clube um crescimento mais progressivo e que acompanhe a era digital, que já não é assim tão recente. Nesse sentido, esta candidatura elaborou várias propostas para esse avanço tecnológico, que iremos resumir de modo a clarificar o essencial.

A relação de proximidade com os sócios é considerada essencial neste projeto e, para concretizar essa ambição, foram escaladas várias medidas que poderiam melhorar a relação e fomentar o número de sócios do FC Porto e dar-lhes uma voz mais ativa.

A utilização do Porto Canal como forma de difusão dos jogos do clube e como veículo para passar todo o tipo de conteúdos relacionados com o FC Porto é uma das ferramentas para promover esta transformação, que contará também com um maior envolvimento em todas as atividades da cidade do Porto, de modo a continuar a captar os habitantes para se tornarem afiliados.

Além disso há outras medidas pensadas para incrementar este crescimento de forma sustentada. O aumento de Casas, Delegações e Núcleos é um dos micro-objetivos, que passará pela implementação dos seguintes pressupostos:

  • Aumento, passará por criação de órgãos sociais;
  • Figura de associado da Casa, Delegação e Núcleo;
  • Promoção do dia da Casa, Delegação e Núcleo;
  • Criação do dia das Casas, Delegações e Núcleos (acontecimento anual,
    promovido através de uma comissão de associados);
  • Transmissão do Porto Canal nas Casas, Delegações e Núcleos.

A experiência no Estádio do Dragão também é uma das bandeiras da candidatura da Lista C, que pretende transformar o recinto num 'Smart Stadium'. Isto não é mais do que explorar soluções, suportadas em estruturas digitais, modernizando, simultaneamente, os espaços e as novas funcionalidades oferecidas pelos ecrãs e rede de Wi-fi no Estádio. Isto seria atingido através de:

  • Criação de uma visita virtual guiada a todo o estádio, como suporte de
    Merchandising;
  • Criação nas redes sociais de Marketing Viral;
  • Recurso a Influencers;
  • Utilização e suportes digitais em grandes países de promoção.

A definição do papel dos Grupos Organizados de Adeptos (GOA) no clube também é uma das prioridades de Nuno Lobo, que acredita ter vindo a ser negligenciado ao longo do tempo. Para isso, são apresentadas as seguintes medidas de modo a criar uma sinergia entre a claque e os restantes associados.

Integração dos GOA como associados no FCPorto – com direitos reservados e acordados - e incentivar à partilha de experiências junto das Delegações, Filiais, Casas, Núcleos do FCPorto:

  • Consagrar nos estatutos com aprovação em Assembleia Geral.
  • Todas as claques devem estar legalizadas e com direito a um lugar, por inerência, no Conselho Superior
  • Protocolos validados pela AG de associados.

3 - Vetor Económico

Este é também um dos vetores de capital importância para assegurar a estabilidade no clube e Nuno Lobo tem várias propostas para que isso se consiga proporcionar.

A captação de sócios, até chegar aos 300.000 num prazo máximo de cinco anos é um dos objetivos claros, bem como a rentabilização do Dragão Arena. Eis algumas iniciativas para conseguir tirar proveito dessa infraestrutura.

  • Concertos diversos;
  • Criação dum espaço líquido para um grande festival de Verão – Porto Super Rock;
  • Feiras de exposição temáticas encaixadas na cidade;
  • Enquadrar as Festas de S. João, privilegiando a vinda das Delegações, Filiais, Casas, Núcleos do FCPorto;
  • Agosto – Mês do Emigrante, por isso seria rentável promover o encontro de associados e a venda de Merchandising neste período.

A gestão da SAD também pode desempenhar um papel-chave neste vetor, direcionada para a procura do equilíbrio financeiro. O grande objetivo passa pela redução gradual do passivo global, através de fluxos operacionais
positivos, resultantes de uma gestão de rendimentos e gastos de forma criteriosa.

O candidato da Lista C também pretende implementar tetos salariais para os vencimentos dos administradores da SAD, bem como definir limites para os prémios, além de ver como fundamental a renegociação das dívidas bancárias consolidadas.

Equipa diretiva:

Presidente: Nuno Lobo
Vice-Presidentes: Dulce Paiva, Rui Nascimento, Nélson Neves e Maciel Carvalho
Vice-presidente pelouro financeiro: João Manuel Proença

Mesa da Assembleia Geral
Presidente: Luís Barradas
Vice-presidente: Paulo Carido

Conselho Fiscal e Disciplinar
Presidente: Heleno Roseira
Vice-presidente: Marta Guimarães

Escolha de treinador

Nuno Lobo defende a continuidade de Sérgio Conceição, que acredita ser a pessoa indicada para liderar a equipa de futebol. O líder da lista C acredita que todas as decisões relacionadas com o futebol deverão mesmo passar pelo atual técnico dos dragões.

"O Sérgio Conceição encarna tudo aquilo que eu sou como portista, o ADN Porto, o detestar perder. Odeio perder e tenho o mau perder. Será o nosso treinador. Tenho de lhe perguntar quais são as carências do plantel, aquilo que podemos fazer para que o FC Porto continue a ganhar e ele me dirá as necessidades. Não vamos cometer loucuras. Não me esqueço do que o Sérgio fez com uma equipa de remendos", atesta.

Frases marcantes da campanha

  1. "Defendemos um programa diferente, eclético, robusto e exequível"
  2. "Tudo o que está a ser feito paulatinamente pelo presidente Pinto da Costa foi defendido por nós em 2020"
  3. "Tenho esse desejo de ganhar as eleições, claro. Sei que não é fácil, mas acredito em mim e na equipa que lidero"
  4. "O FC Porto tem que apostar na formação. A prova disso é que com essa formação conseguiu puxar a manta e destapar os pés"
  5. "Temos assistido estas excelentes arbitragens, que eu aplaudo de pé e que também são a razão do FC Porto ocupar o terceiro lugar".
  6. "Eu tenho propostas de sustentabilidade e de futuro. Acredito que podemos reverter este valor de passivo, porque falamos em 400 e tal milhões de euros".
  7. "Um que tem de ir para os carros porque não estaria disponível em 2028, depois o André responde a dizer que tem 46 anos e consegue estar de pé. Não me revejo nisto, não é portismo".

Nuno Lobo já não é novato nenhum nestas andanças e promete direcionar a experiência acumulada em 2020 ao serviço desta candidatura. O candidato tem várias medidas para fazer com que o FC Porto entre numa nova era e tem como focos principais a modernização do clube, a estabilidade financeira e o sucesso desportivo a curto prazo.