Depois da Liga Portugal ter anunciado os horários para a última jornada da Primeira Liga, voltam a fazer-se contas. Afinal, o que falta decidir na temporada 2023/2024? Com o título de campeão nacional já atribuído, há duas decisões ainda por tomar: a do terceiro lugar, que dá acesso à Europa e, qual a equipa que vai ao playoff de manutenção.

Começando por baixo, Vizela e Desportivo de Chaves já têm a descida asseguras e, consequentemente, já sabem que para o ano vão disputar a Segunda Liga. Contudo, o 16.º posto, que dá acesso ao indesejado play-off de manutenção ainda não ter 'dono'. Atualmente a classificação pertence ao Portimonense, com 29 pontos, mas, tanto o Estrela da Amadora (30 pontos) como o Boavista (31 pontos) não estão a salvo.

Com as três partidas marcadas para sábado, às 15h30, o Portimonense vai ao terreno do nono classificado, o Farense tentar escapar do play-off, mas, para além de vencer tem de aguardar que um dos rivais diretos acabe por escorregar.

Por sua vez, o Estrela da Amadora, a depender apenas de si mesmo, recebe, na Reboleira, o Gil Vicente, que se encontra no 11.º posto do campeonato nacional. Já o Boavista tem, teoricamente, a vida mais facilitada, uma vez que recebe o já despromovido Vizela e, em principio bastará apenas um empate para garantir a manutenção.

Nos lugares cimeiros, o último lugar do pódio e o acesso direto à Liga Europa vai ser disputado pelos dois intervenientes, o SC Braga e o FC Porto, como se de uma final se tratasse.

O FC Porto segue, neste momento, na terceira posição com 69 pontos, mais um do que o rival, o Sporting de Braga. Apesar de as contas serem mais fáceis para os dragões, uma vez que basta empatar, os minhotos têm a vantagem de jogar em casa. De relembrar ainda que, na primeira mão, no Dragão foi o FC Porto quem acabou por sair vitorioso, após um 2-0.

Quem ficar em quarto lugar, vai assim ter acesso à Liga Europa a partir da segunda pré-eliminatória.