O Stoke City viveu anos de maior fulgor na segunda década dos anos 2000. O emblema de Staffordshire terminou no 17.º lugar da classificação no Championship, com 56 pontos, muito longe dos lugares de subida. Nessa temporada, em 2015/15, o Stoke somou o nono lugar na classificação, pelo terceiro ano consecutivo. Em 2011/12 competiram na Liga Europa, onde se ficaram pelos 16 avos de final, onde acabaram por ser eliminados pelo Valência. No ano anterior tinham assegurado a qualificação, depois de terem chegado à final da Taça de Inglaterra, onde foram derrotados pelo Manchester City. Quem decidiu a final foi Yaya Touré.

Mas recordemos essas equipas do Stoke das primeiras décadas dos anos 2000. A equipa de 2015/16, era feita de talento, e sete jogadores dessa formação, na altura orientada por Mark Hughes, conseguiram chegar às semi-finais da Champions League. Nomeadamente nos anos de 2004, 2005, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2013, 2019 e 2024.

Glen Johnson foi uma dos primeiros jogadores do Chelsea contratados por Roman Abramovich, tendo aterrado em Stanford Bridge no verão de 2003. Essa equipa chegou a essa fase da prova, mas acabou por cair nas meias-finais frente ao Mónaco, equipa que viria a perder a final de 2004 frente ao FC Porto. No ano seguinte, Johnson voltou a essa fase decisiva, já com José Mourinho no comando técnico, mas os blues voltaram a cair frente ao Liverpool.

Peter Crouch integrou o Stoke nessa temporada de 15/16, já numa fase terminal do seu percurso, com 35 anos. No emblema britânico marcou mais golos que em qualquer clube que representou durante a carreira. O dianteiro viveu os seus momentos dourados, em 2006/07, ao serviço do Liverpool, equipa onde marcou seis golos no caminho até à final.

Bojan Krkic foi formado no Barcelona e era visto como um dos maiores talentos de 'La Masia'. Foi mesmo o jogador mais jovem do clube blaugrana, superando Messi, a estrear-se na La Liga. Em 2007-08, jogou pelos blaugrana nas meias-finais perdidas frente ao United, e voltou a chegar a mais duas semifinais nas duas temporadas seguintes.

Marko Arnautovic foi outro dos jogadores que conseguiu chegar às meias-finais da Champions, e foi mesmo uma figura de proa no Inter de José Mourinho que obteve o triplete em 2009/10. Pelo Stoke somou mais de 100 jogos, tendo terminado a carreira na China. Affelay participou nas semi-finais da Champions em 2010/11, ao serviço do Barcelona, no embate frente ao Real Madrid. Foi o apogeu na carreira para o extremo neerlandês, que ainda somou 55 jogos nos Potters.

Xherdan Shaqiri

O jogador suíço é o único da lista a ter conseguido participar em meias-finais da Champions, antes e depois da passagem pelo Stoke City.

Por fim Joselu, jogador de que já falámos em pormenor no dia de hoje, depois do dianteiro ter sido decisivo na passagem do Real Madrid à final de Wembley. O dianteiro marcou 11 golos em 70 jogos no futebol inglês, representando o Stoke e o Newcastle. Regressou depois à La Liga, e no início da temporada ao Real Madrid.