O FC Barcelona, mais uma vez com João Félix como suplente, e também João Cancelo, ficou hoje mais perto de confirmar o segundo lugar da Liga espanhola de futebol, após vencer no campo do despromovido Almeria (2-0).

Na 36.ª jornada, a formação catalã, que parece cada vez mais desinteressada em manter Félix, emprestado pelo Atlético de Madrid, na próxima temporada, passou a ter quatro pontos de vantagem sobre o Girona, terceiro, que nesta ronda foi surpreendido em casa pelo Villarreal (1-0).

Fermín bateu por duas vezes o guarda-redes português Luís Maximiano, aos 14 e 67 minutos, e deu o triunfo ao FC Barcelona, que contou com Félix e Cancelo a partir dos 69 e 73, respetivamente.

Félix somou apenas 81 minutos nos últimos cinco jogos dos catalães na Liga espanhola, sem golos e sem assistências, e parece ter vida difícil no clube, assim como Cancelo, emprestado pelo Manchester City, apontado pelos adeptos e pela imprensa local como um dos ‘culpados’ pela eliminação da Liga dos Campeões perante o Paris Saint-Germain.

Na luta pelas provas europeias, André Silva deu a vitória à Real Sociedad na receção ao Valência, por 1-0, e colocou o emblema do País Basco entre a Liga Europa e a Liga Conferência Europa, no sexto posto, quando faltam apenas disputar duas rondas.

O avançado internacional português marcou logo aos três minutos, com os compatriotas Thierry Correia e André Almeida a serem titulares no emblema ‘che’, que ficou totalmente sem possibilidade de disputar uma competição europeia em 2024/25.

A Real Sociedad beneficiou igualmente do empate do Betis em Las Palmas (2-2), com a formação de Sevilha a cair para o sétimo lugar, enquanto a equipa da casa ficou a um ponto a permanência.

O guarda-redes Rui Silva foi titular no Betis, com William Carvalho a ser lançado na segunda parte, aos 75 minutos.